Franciscanos acolhem a Orquestra na temporada Música & Arte no Convento, série de concertos mensais que une música erudita e o sagrado no centro do Rio de Janeiro
O Convento de Santo Antônio, no coração do Rio de Janeiro, abre suas portas para receber a Orquestra Maré do Amanhã, dia 20 de setembro, às 11h. O concerto faz parte da temporada 2025 do Música & Arte no Convento, série de apresentações clássicas realizadas na igreja do convento, que celebra o talento brasileiro na música erudita com um convidado especial a cada mês.
“Para nós é uma emoção imensa tocar no Convento de Santo Antônio. Estar neste espaço tão carregado de história e espiritualidade reforça o sentido maior da Orquestra Maré do Amanhã: mostrar que a música é ponte, que aproxima mundos aparentemente distantes. É também uma forma de agradecer por esses 15 anos em que a Maré, com toda a sua força e resiliência, tem mostrado ao Brasil e ao mundo o poder transformador da arte”, afirma Carlos Eduardo Prazeres, fundador e diretor da OMA.
A direção artística do projeto fica a cargo da Viajart, iniciativa fundada na Áustria pela ítalo-brasileira Ana Daldon, em 2018, que conecta jovens talentos brasileiros da música clássica a profissionais e academias internacionais por meio de intercâmbios culturais, bolsas de estudo e residências artísticas.
“Nossa missão é ampliar o acesso à música de concerto e promover encontros entre jovens artistas brasileiros consolidados no cenário nacional e internacional. É uma alegria imensa poder dar início à essa temporada”, afirma Ana.
Segundo o vigário Provincial Frei Gustavo Medella, o objetivo do projeto é manter viva a tradição centenária franciscana de oferecer à comunidade carioca, e também aos inúmeros visitantes que diariamente vêm conhecer a Cidade Maravilhosa, uma experiência que une a espiritualidade e a cultura.
“A estreia da temporada, no dia 23 de agosto, foi um dia histórico para nosso Convento Santo Antônio. Um encontro feliz entre talento, excelência artística, profissionalismo, compromisso social, democratização da cultura, da construção de laços capazes de transformar as pessoas e o mundo”, acredita o frei.
Embora a entrada seja franca, os frades pedem ao público, como gesto solidário, para trazer um ou mais quilos de alimento não perecível a serem oferecidos a projetos como o Casa Semente, no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ).
SOBRE A ORQUESTRA MARÉ DO AMANHÃ
Em 2025, a Orquestra Maré do Amanhã celebra 15 anos de uma trajetória marcada pela arte, educação e transformação social. Criada no Complexo da Maré, um dos maiores e mais violentos conjuntos de favelas do Rio de Janeiro, a iniciativa democratiza o acesso ao ensino de música, oferecendo uma oportunidade concreta de futuro para milhares de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Até hoje, mais de 17 mil pessoas foram impactadas diretamente pela OMA.
O projeto nasceu de uma tragédia pessoal. O jornalista Carlos Eduardo Prazeres criou a orquestra após o seu pai, o maestro português Armando Prazeres, ter sido sequestrado e brutalmente assassinado no Rio de Janeiro, em 1999. As investigações policiais apontaram que o crime foi cometido por um morador da Maré. Em vez de reagir com revolta, Carlos Eduardo escolheu a música como resposta.
Com atuação em 30 escolas públicas da Maré e uma sede própria desde 2018, a Orquestra mantém hoje oito núcleos artísticos, incluindo a premiada Camerata Jovem (eleita Melhor Orquestra do Brasil em 2019 e 2021 pelo Prêmio Profissionais da Música), além de duas orquestras mirins, grupos intermediários e avançados, corais infantis e juvenis, e um núcleo de musicalização infantil. O projeto se expandiu ainda para o Norte do país, com dois núcleos ativos em Porto Trombetas, distrito de Oriximiná (PA), onde ensina música em comunidades ribeirinhas e quilombolas.
A Orquestra Maré do Amanhã foi declarada Património Cultural Imaterial do Rio de Janeiro, em 2023. Mais um grande feito que se junta a tantos outros como as turnês na América do Sul e na Europa; as apresentações para o Papa Francisco, no Vaticano, em 2017 e 2024; o concerto no Réveillon de Copacabana, com Anitta, para 2,5 milhões de pessoas; o desfile no Sambódromo com a bateria da Escola de Samba Beija-Flor em 2016; e a participação no Palco Favela do Rock in Rio 2019, tocando clássicos do rock nacional e internacional. Em 2018, a história da orquestra foi retratada no documentário “Contramaré”, dirigido por Daniel Marenco.
Em 2024, a Orquestra beneficiou diretamente 4.407 crianças e jovens, sendo 85% pretos e pardos. A faixa etária predominante é de 4 a 7 anos, refletindo a aposta na educação musical desde a infância. Ao considerar os efeitos sobre os agregados familiares, o impacto indireto alcançou no ano passado mais de 12 mil pessoas, em uma comunidade com 140 mil moradores.
Serviço
Quando: Dia 20 de setembro
Local: Convento Santo Antonio
Onde: Largo da Carioca, 5
Horário: 11h
PROGRAMAÇÃO
DATAS: 20/09 | 25/10 | 22/11 | 13/12
20 de setembro – Orquestra Maré do Amanhã
Criada em 2010 por Carlos Eduardo Prazeres, a Orquestra Maré do Amanhã tem transformado vidas de crianças e jovens no Complexo da Maré, uma das regiões mais violentas do Rio de Janeiro. Além das turnês pela América do Sul, Europa e China e das apresentações para o Papa Francisco, a OMA já dividiu o palco com grandes artistas como Gilberto Gil, Roberto Menescal, Leila Pinheiro e Alcione, entre outros.
PROGRAMA DIA 20/09
• Homenagem ao Papa Francisco
Raphael Muniz
• Adagio Floresta Amazônica
Raphael Muniz
• Concerto in do Maggiore
Vivaldi
• Andante in C Major K.
315 for Flute and Orchestra
• Improviso
Armando Prazeres
• Konzert für Flöte in G-Dur. Op.29 – Mov 1.
Carl Philipp STAMITZ
• The Beautiful Myth
Mei Li De Shen Hua
• Sinfonia Jobim
Raphael Muniz
• Sinfonia Nordestina
Raphael Muniz
25 de outubro – Coral Canarinhos de Petrópolis
O Coral dos Canarinhos foi fundado em 1942, sendo o coro mais antigo do Brasil e tendo uma trajetória com 18 discos gravados, incluindo uma apresentação para o Papa João Paulo II, com um repertório rico em músicas sacras, folclóricas e populares.
INGRESSO
Cadastre-se no site musicanoconvento.com para mais informações sobre a programação. Para tickets, basta entrar na plataforma Sympla
Entrada Solidária: 1 kg de alimento não perecível para quem mais precisa.
INGRESSOS LIMITADOS
Entrada apenas com apresentação do ticket
SOBRE O CONVENTO SANTO ANTÔNIO
Com 417 anos de história, o Convento Santo Antônio é uma Instituição da Igreja Católica, moradia dos Frades Franciscanos, sem fins lucrativos e que tem como missão anunciar o Evangelho, promover a paz, o bem, a solidariedade, viver a espiritualidade franciscana e promover a cultura no coração da cidade do Rio de Janeiro (RJ), Largo da Carioca S/N.
SOBRE A VIAJART
Fundada na Áustria, em 2018, a Viajart conecta talentos brasileiros da música clássica a instituições de excelência por meio de bolsas de estudo, intercâmbios culturais e residências artísticas. Ao mesmo tempo, promove o repertório erudito brasileiro no cenário internacional e democratiza o acesso à música de concerto no Brasil. Com representações na Áustria, Brasil e Alemanha, a Viajart conta com uma rede de parceiros – entre músicos, instituições e apoiadores – em diversos países ao redor do mundo.
Para mais informações, entrevistas e pautas especiais com a Orquestra Maré do Amanhã:
https://www.arcomunicacaopt.com
Hérica Marmo
(+351) 927 588 060
Rodrigo Stafford
(+351) 916 909 012
Mariana Vilela
(+351) 910 678 004
CONTATO – IMPRENSA VIAJART
RODRIGO ALEXANDRE | Whatsapp +55 11 999792414