Crianças de 0 a 11 anos entram de graça no museu até domingo, dia 13; entre as atividades, oficinas, experiências imersivas e visitas guiadas
Extra! Extra! A Praça Mauá vai ferver com a programação infantil do Museu do Amanhã! Esta semana, além de poderem visitar o museu de graça, desde que acompanhadas de uma pessoa pagante, crianças de 0 a 11 anos terão acesso a diversas atividades culturais, que vão de visitações guiadas por fantoches a oficinas de criação de suas próprias manchetes jornalísticas. Patrocinadas pela Arcelor Mittal, boa parte das atividades precisa de inscrição prévia, no site oficial do Museu, e algumas estão ligadas à programação do Esquenta COP, evento destinado ao debate sobre meio ambiente, apresentado pela Bloomberg, que acontece nos dias 11 e 12.
Entre os destaques da programação infantil, uma imersão cheia de experiências estéticas, sensíveis e relacionais acontece na quarta-feira, 9. Misturando arte e ciência para investigar fenômenos da natureza, a atividade questiona: o que é preciso para mudar o estado físico da água? E se todo o gelo do mundo derretesse? Na quinta, a partir de uma intervenção temporária na exposição de longa duração, será possível refletir sobre como frear a velocidade das mudanças ocorridas no Antropoceno, projetando fugas e futuros coletivos.
Sábado, o dia das crianças, tem oficina de criação de fantoches, criação de fanzines ao imaginar manchetes para um futuro próximo, com recorte, colagem e muita criatividade, e uma visita guiada pelos “educadores da fauna” Boto Bernardo, Preguiça Paloma e Cacatua Caliu. Já o domingo é reservado para atividades musicais, materiais transformáveis e contação de histórias. O primeiro horário é indicado apenas para bebês. Dia 13 também é o último dia da Exposição ‘Experimenta Ciência’ e da gratuidade para todas as crianças no museu.
SERVIÇO:
Sexta-feira, 11/10
Trilhar os Amanhãs – Tragédias Gregas e o Antropoceno
Quando: 11/10, 11h
Ponto de encontro: Bilheteria
Classificação: a partir de 12 anos
Atividade ligada ao Esquenta COP
Não há necessidade de inscrição
Imersão – Panapaná
Quando: 11/10, 15h
Ponto de encontro: Exposição Experimenta Ciência
Classificação: a partir de 8 anos
Não há necessidade de inscrição
Sábado, 12/10
Experimentações do Brincar – COP dos Bichinhos
Quando: 12/10, 10h
Local: Observatório do Amanhã
Classificação: livre
Atividade ligada ao Esquenta COP
Precisa de inscrição
Trilhar os Amanhãs – visita guiada
Quando: 12/10, 10h
Ponto de encontro: bilheteria
Classificação: livre
Não há necessidade de inscrição
Oficina de Zine
Quando: 12/10, 14h
local: Observatório do Amanhã
classificação: a partir de 8 anos
Precisa de inscrição
Trilhar os Amanhãs – Fantoches em Extinção
Quando: 12/10, 14h
Ponto de encontro: bilheteria
Classificação: livre
Atividade ligada ao Esquenta COP
Não há necessidade de inscrição
Oficina Caminhada pela Justiça Climática
Quando: 12/10, 15h
Local: Terreiro de Curiosidades
Classificação: a partir dos 12 anos
Atividade ligada ao Esquenta COP
Não há necessidade de inscrição
Domingo, 13/10
Pequenos Terráqueos – 0 a 3 anos
Quando: 13/10, 10:30h às 11:20h
Local: Observatório do Amanhã
Classificação: 0 a 3 anos.
Credenciamento: 9h50 às 10h20
Precisa de inscrição
Pequenos Terráqueos – 3 a 6 anos
Quando: 13/10, 11:30h às 12:20h
Local: Observatório do Amanhã
Classificação: 3 a 6 anos.
Credenciamento: 10h50 às 11h20
Precisa de inscrição
Amanhã de Histórias
Quando: 13/10, 14h30 às 15h20
Local: Terreiro de Curiosidades
Classificação: livre para todos os públicos
Credenciamento: 13h50 às 14h20
Precisa de inscrição
Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão — IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander Brasil como patrocinador master, a Shell, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui ArcelorMittal, Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, conta ainda com apoio de Bloomberg, Colgate, EGTC, EY, Granado, Rede D’Or, TechnipFMC e White Martins. Além da DataPrev apoiando em projetos especiais, conta com os parceiros de mídia Amil Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí e Assessoria Jurídica feita pela Luz e Ferreira Advogados.
Sobre o IDG
O IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão é uma organização social sem fins lucrativos especializada em conceber, implantar e gerir centros culturais públicos e programas ambientais. Atua também em consultorias para empresas privadas e na execução, desenvolvimento e implementação de projetos culturais e ambientais. Responde atualmente pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Paço do Frevo, em Recife, e Museu das Favelas, em São Paulo. Atuou ainda na implantação e na gestão do Museu do Jardim Botânico do Rio de Janeiro como gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica e como realizador das ações de conservação e consolidação do sítio arqueológico do Cais do Valongo, na região portuária do Rio de Janeiro. Também foi responsável pela concepção e implementação do projeto museológico do Memorial do Holocausto, inaugurado em 2022 no Rio de Janeiro. Saiba mais no link.