Museu do Amanhã

Semana das crianças tem atrações especiais no Museu do Amanhã

Crianças de 0 a 11 anos entram de graça no museu até domingo, dia 13; entre as atividades, oficinas, experiências imersivas e visitas guiadas

Extra! Extra! A Praça Mauá vai ferver com a programação infantil do Museu do Amanhã! Esta semana, além de poderem visitar o museu de graça, desde que acompanhadas de uma pessoa pagante, crianças de 0 a 11 anos terão acesso a diversas atividades culturais, que vão de visitações guiadas por fantoches a oficinas de criação de suas próprias manchetes jornalísticas. Patrocinadas pela Arcelor Mittal, boa parte das atividades precisa de inscrição prévia, no site oficial do Museu, e algumas estão ligadas à programação do Esquenta COP, evento destinado ao debate sobre meio ambiente, apresentado pela Bloomberg, que acontece nos dias 11 e 12.

Entre os destaques da programação infantil, uma imersão cheia de experiências estéticas, sensíveis e relacionais acontece na quarta-feira, 9. Misturando arte e ciência para investigar fenômenos da natureza, a atividade questiona: o que é preciso para mudar o estado físico da água? E se todo o gelo do mundo derretesse? Na quinta, a partir de uma intervenção temporária na exposição de longa duração, será possível refletir sobre como frear a velocidade das mudanças ocorridas no Antropoceno, projetando fugas e futuros coletivos.

Sábado, o dia das crianças, tem oficina de criação de fantoches, criação de fanzines ao imaginar manchetes para um futuro próximo, com recorte, colagem e muita criatividade, e uma visita guiada pelos “educadores da fauna” Boto Bernardo, Preguiça Paloma e Cacatua Caliu. Já o domingo é reservado para atividades musicais, materiais transformáveis e contação de histórias. O primeiro horário é indicado apenas para bebês. Dia 13 também é o último dia da Exposição ‘Experimenta Ciência’ e da gratuidade para todas as crianças no museu.

SERVIÇO:

Sexta-feira, 11/10

Trilhar os Amanhãs – Tragédias Gregas e o Antropoceno

Quando: 11/10, 11h

Ponto de encontro: Bilheteria

Classificação: a partir de 12 anos

Atividade ligada ao Esquenta COP

Não há necessidade de inscrição

Imersão – Panapaná

Quando: 11/10, 15h

Ponto de encontro: Exposição Experimenta Ciência

Classificação: a partir de 8 anos

Não há necessidade de inscrição

Sábado, 12/10

Experimentações do Brincar – COP dos Bichinhos

Quando: 12/10, 10h

Local: Observatório do Amanhã

Classificação: livre

Atividade ligada ao Esquenta COP

Precisa de inscrição

Trilhar os Amanhãs – visita guiada

Quando: 12/10, 10h

Ponto de encontro: bilheteria

Classificação: livre

Não há necessidade de inscrição

Oficina de Zine

Quando: 12/10, 14h

local: Observatório do Amanhã

classificação: a partir de 8 anos

Precisa de inscrição

Trilhar os Amanhãs – Fantoches em Extinção

Quando: 12/10, 14h

Ponto de encontro: bilheteria

Classificação: livre

Atividade ligada ao Esquenta COP

Não há necessidade de inscrição

Oficina Caminhada pela Justiça Climática

Quando: 12/10, 15h

Local: Terreiro de Curiosidades

Classificação: a partir dos 12 anos

Atividade ligada ao Esquenta COP

Não há necessidade de inscrição

Domingo, 13/10

Pequenos Terráqueos – 0 a 3 anos

Quando: 13/10, 10:30h às 11:20h

Local: Observatório do Amanhã 

Classificação: 0 a 3 anos.

Credenciamento: 9h50 às 10h20 

Precisa de inscrição

Pequenos Terráqueos – 3 a 6 anos

Quando: 13/10, 11:30h às 12:20h

Local: Observatório do Amanhã 

Classificação: 3 a 6 anos.

Credenciamento: 10h50 às 11h20 

Precisa de inscrição

Amanhã de Histórias

Quando: 13/10, 14h30 às 15h20

Local: Terreiro de Curiosidades 

Classificação: livre para todos os públicos 

Credenciamento: 13h50 às 14h20 

Precisa de inscrição

Sobre o Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão — IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander Brasil como patrocinador master, a Shell, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui ArcelorMittal, Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, conta ainda com apoio de Bloomberg, Colgate, EGTC, EY, Granado, Rede D’Or, TechnipFMC e White Martins. Além da DataPrev apoiando em projetos especiais, conta com os parceiros de mídia Amil Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí e Assessoria Jurídica feita pela Luz e Ferreira Advogados.

Sobre o IDG

O IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão é uma organização social sem fins lucrativos especializada em conceber, implantar e gerir centros culturais públicos e programas ambientais. Atua também em consultorias para empresas privadas e na execução, desenvolvimento e implementação de projetos culturais e ambientais. Responde atualmente pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Paço do Frevo, em Recife, e Museu das Favelas, em São Paulo. Atuou ainda na implantação e na gestão do Museu do Jardim Botânico do Rio de Janeiro como gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica e como realizador das ações de conservação e consolidação do sítio arqueológico do Cais do Valongo, na região portuária do Rio de Janeiro. Também foi responsável pela concepção e implementação do projeto museológico do Memorial do Holocausto, inaugurado em 2022 no Rio de Janeiro. Saiba mais no link.

Posts Relacionados

Com mais de seis mil produtos com ofertas, as lojas da rede...

Rolar para cima