Samba do Pererê

FÉRIAS NO CCBB RIO

Roda de samba no sábado, dia 15, abre programação de férias no CCBB Educativo Rio

A programação de férias do CCBB Educativo Rio começa no próximo sábado, dia 15/07, às 14h, com roda de samba apresentada pelo grupo Samba do Pererê, que promete animar toda a família com um repertório de brincadeiras e músicas da cultura popular brasileira. O programa educativo preparou diversas outras atrações especiais para o período das férias, com atividades até 30 de julho.

Samba do Pererê é uma roda de samba dedicada às crianças, mas com clima descontraído que encanta gente de todas as idades. Em um  show-cênico-musical, os artistas convidam o público a embarcar no universo lúdico e criativo que se estabelece a partir das brincadeiras e músicas autorais e do cancioneiro popular infantil. Como destaca o grupo, o espetáculo é dedicado às crianças que moram no coração dos adultos de todas as idades.

Durante o mês de julho, de quarta a sexta, de 11h às 17h, o público também  poderá participar de atividades como a “Contação de Histórias – Heitor, muitos Prazeres”, que foi especialmente preparada com inspiração na exposição do músico, compositor, pintor, cenógrafo, poeta e produtor cultural carioca, em cartaz no CCBB Rio. A história musical abordará a vida e obra do multiartista homenageado na exposição. As apresentações acontecerão no térreo, de quarta a sexta-feira, às 13h e 17h. É só chegar e participar! Não é necessário retirar ingresso. 

Ainda em diálogo com a exposição sobre Heitor dos Prazeres, na segunda-feira, dia 17, das 11h às 18h, no térreo do CCBB Rio, será apresentado o Mobiliário Educativo, no qual o público poderá explorar a memória afetiva nas obras do Heitor dos Prazeres e de importantes artistas da arte contemporânea brasileira e da cultura negra carioca. Por meio de fatos históricos e curiosidades será possível revisitar locais, paisagens e histórias valiosas para a nossa cultura.

As atividades do Laboratório de artes, Brinquedos Cantados também são inspiradas em Heitor dos Prazeres, que pintou as brincadeiras infantis do Rio de Janeiro de seu tempo. Nos sábados e domingos, às 12h e 16h, estarão reunidos alguns dos jogos tradicionais do Brasil que envolvem a música em sua prática.

Livro Vivo permitirá a criação de um livro a partir de elementos prontos (palavras e imagens), dispostos num cubo. A ideia é brincar com a tridimensionalidade do livro e com as possibilidades de diferentes leituras. Os participantes poderão mexer nos elementos e reorganizá-los, criando uma história não linear. A proposta é que o livro possa ser observado espacialmente e que, ao final, cada participante conte uma história – a partir do que foi criado coletivamente. Assim, cada um poderá lê-la em uma ordem específica ou de um jeito diferente. A atividade acontecerá nos sábados e domingos, às 11h e 15h.

O programa CCBB Educativo promove atividades de arte-educação e inclusão para toda a família. Para saber os dias e horários de todas as atividades, basta consultar o site do CCBB Rio (bb.com.br/cultura) na aba CCBB Educativo. O agendamento das visitas mediadas para grupos de escolas, para pessoas com deficiência cognitiva ou intelectual e com interpretação em Libras deve ser feito pelo email agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br. O CCBB Rio fica na Rua Primeiro de Março 66, no Centro do Rio de Janeiro.

Férias no CCBB – 15 a 30 de Julho
Quartas a domingos: 11h às 17h Local: Sala do Programa Educativo – 1º andar + Térreo do CCBB

Laboratório de Artes Brinquedos Cantados
Sábados e Domingos: às 12h e 16h

Hora do Conto – Contação de histórias “Heitor, muitos Prazeres”
Quarta a sexta: às 13h e 17h 

Apresentação Samba do Pererê
Sábado – dia 15/07: 14h

Mobiliário Educativo–Você sabe quem sou eu?
Por meio de fatos históricos e curiosidades serão revisitados locais, paisagens e histórias valiosas para a nossa cultura, com exploração da memória afetiva nas obras do Heitor dos Prazeres e de artistas da arte contemporânea brasileira. 
A partir de 17/07 – Segundas, Quartas, Quintas e Sextas: 11h às 18h
Local: Térreo do CCBB Rio 

PROGRAMAÇÃO REGULAR DO CCBB EDUCATIVO RIO:

Visitas Mediadas – Exposição Heitor dos Prazeres é meu nome”Segunda e Quinta: 11h e 18h
Quarta e Sexta: 16h
Sábado: 10h e 18hDomingo: 18h

Visitas Mediadas – Exposição “Sérvulo Esmeraldo – Linha e Luz”Retrospectiva do gravurista e escultor Sérvulo Esmeraldo, que tinha domínio de várias técnicas, passando por tecnologias aplicadas na geração de efeitos cinéticos, ópticos e eletromagnéticos.
Segundas e Quintas: 16h
Quartas e Sextas: 11h e 18h
Sábados: 18hDomingos: 10h

Visitas Mediadas – Patrimônio: (Re)Descobrindo o CCBBVisita mediada ao espaço que abriga o CCBB Rio de Janeiro, para conhecer mais sobre sua arquitetura, sua história e seu patrimônio.
Segundas e quartas: 10h
Quintas e sextas: 10h e 18h

Laboratório de arteDesinventores – com a inspiração em Sérvulo Esmeraldo, explora o campo imaginário dos participantes e convida a descobrir o grande inventor que existe em cada um. A ideia é ressignificar objetos do cotidiano. A partir de peças encontradas dentro de uma caixa, o participante é convidado a desenvolver um projeto de uma máquina com funções não convencionais. A atividade visa percorrer todas as etapas de desenvolvimento de um objeto experimental, desde a sua concepção até a representação sistematizada daquilo que foi imaginado. Foi desenvolvida para públicos a partir de 6 anos de idade com a participação dos acompanhantes.
Sábados, domingos e feriados: 12h e 16h

Pequeníssimas mãosJardim de Alecrim, um espaço acolhedor desenvolvido para crianças de dois a três anos experimentarem o mundo de uma forma diferente, através de um circuito sensorial.
Domingos: 14h

Pequenas MãosCorpo concreto – Provavelmente você já participou dessa brincadeira. Nela, os pequenos e seus familiares são convidados a conhecer um pouco mais sobre a arte da escultura trabalhada por Sérvulo Esmeraldo. “Um, dois, três… estátua!” Utilizando-se de materiais diversos como: papel, acetato, tecido, arame, os participantes serão convidados e criar esculturas abstratas. Em seguida, tendo o corpo como suporte, irão “vestir” formas geométricas buscando a relação entre corpo e espaço. A atividade foi desenvolvida visando a participação dos acompanhantes. É uma oportunidade para experimentar o corpo e transformar em uma obra de arte.
Sábados e feriados: 14h

Hora do ContoVenha conhecer essa e outras histórias na Hora do Conto do CCBB Educativo.
Sábados, Domingos e Feriados: 13h
Domingos, às 13h, com interpretação em Libras nos dias 16 e 30/07

O Mutum e o Cruzeiro do Sul – Vocês sabiam que antes do nosso dinheiro ter o nome de Real ele teve vários nomes? “O Mutum e o Cruzeiro do Sul” é um conto adaptado da obra “Macunaíma”, de Mário de Andrade, que conta uma lenda indígena sobre a constelação que já deu nome à nossa moeda. Venha descobrir as histórias por trás desse e de outros segredos guardados no prédio do Centro Cultural Banco do Brasil.

De carta em carta – De carta em é uma história que conta sobre uma troca de cartas entre neto e avô, ambos viviam em uma pequena cidadezinha e não sabiam nem ler nem escrever. Por isso, contam com a ajuda de Seu Miguel, famoso “escrevedor” da cidade, e acabam descobrindo o valor das palavras.

Pigmalião e a escultura que mexe – Pigmalião era rei da Ilha de Chipre mas também um habilidoso escultor. Certo dia, cansado de viver solitário e isolado, ele decide construir uma escultura da mulher perfeita para ser sua companheira, inspirada na própria Afrodite, deusa grega da beleza. Mas será que a perfeição realmente existe? 

Hora do Conto “Contação de história para gente grande”Sábados, Domingos e Feriados: 17h
Acima de 12 (doze) anos

O Homem que Calculava – Dois desconhecidos se encontram numa estrada a caminho de Bagdá e dão início a uma amizade construída através dos mistérios da matemática. O Homem que Calculava é uma adaptação de alguns contos do livro de Malba Tahan. Nos meses em que o CCBB recebe a exposição Sérvulo Esmeraldo – Linha e luz, o conto celebra o fascínio do artista cearense pela ciência dos números.

O quinto sol – Uma história que se passou há muito tempo, quando um grupo de antigos, chamado astecas, não chamava a passagem do tempo de tempo, mas chamava de sol. Você acredita que antes do sol que brilha pra gente existia outros sóis? Nós estamos na época do quinto sol, o sol do equilíbrio, mas, principalmente, o sol de movimento. Venha conhecer e se aventurar conosco.

O marido da mãe d’água – Mãe d’água se enamorou por José pescador e decidiram se casar. Imagina só, a realeza do mar com um predador da terra. Ela vê seu corpo d’água se transformar em um corpo domesticado, mas a natureza sempre encontra o caminho de volta. Venha conhecer mais sobre o encontro desses dois personagens nessa história de encanto e de reflexão, junto do CCBB Educativo, no Histórias para gente grande. 

A Carteira – Todos já passamos por algum momento em que nos vimos diante de uma difícil escolha. “A carteira”, de Machado de Assis, conta a história de Honório, um homem que encontra uma carteira e vive o dilema sobre o que fazer com ela. Enquanto percorre aflito as ruas do centro do Rio de Janeiro antigo, Honório nem imagina que carrega no bolso muito mais do que o alívio financeiro.

Iemanjá é a mãe de todas as cabeças – Você sabe como surgiu a tradição de levar presentes ao mar no dia 2 de fevereiro? “Iemanjá é a mãe de todas as cabeças” narra o início da Festa de Iemanjá, reconhecida como Patrimônio Cultural de Salvador e fala também sobre amor, maternidade e nossas heranças africanas. Venha conhecer um pouco mais sobre essa tradição popular e sobre a Orixá rainha das águas, nessa contação de história permeada por amor e ancestralidade.

Mobiliário Educativo – Ponto, Linha e Planos
O que podemos criar a partir dos elementos ponto, linha e plano? A atividade Ponto, Linha e Planos realizada num mobiliário especialmente criado, convida todos a construírem suas próprias obras de arte, por meio de formas geométricas e linhas, elementos que são determinantes nas obras da exposição de Sérvulo Esmeraldo – Linha e Luz

Livro VivoA leitura compartilhada é um dos primeiros passos na formação de leitores. É voltada para as crianças e suas famílias. “Vamos ler juntos?” A atividade acontecerá em dois horários, às 11 e às 15 horas no CCBB Educativo, no primeiro andar.
Sábados, domingos e feriados: 11h e 15h  


SERVIÇO CCBB EDUCATIVO DO RIO DE JANEIROTODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS

Visitas AgendadasSegundas, Quartas, Quintas e Sextas: 10h, 14h e 18h
Sábados e Domingos: 9h30
Dúvidas, informações e agendamentos: (21) 3808-2070 agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br
Agende sua visita educativa! Escolas públicas e privadas, ONGs e outras instituições dedicadas à educação e à integração social podem agendar visitas educativas às exposições. Com duração de uma hora, as visitas educativas agendadas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.

Visitas Mediadas – Exposição SérvuloSegundas e Quintas: 16h
Quartas e Sextas: 11h e 18h
Sábados: 18h
Domingos: 10h

Visitas mediadas – Exposição Heitor dos PrazeresSegundas e Quintas: 11h e 18h
Quartas e Sextas: 16h
Sábados: 10h e 18hDomingos: 18hParticipação gratuita, com retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB uma hora antes.

Visitas Mediadas – (Re)Descobrindo o CCBBSegundas e Quartas: 10h
Quintas e Sextas: 10h e 18h

Visitas mediadas em LibrasUm intérprete de Libras ouvinte realiza visitas mediadas em Libras nas exposições em cartaz. Com duração de uma hora, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.
Participação gratuita com retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura  ou na bilheteria do CCBB uma hora antes.
Sextas: 13h, 15h e 17h
Domingos: 13h e 16h

Visitas para pessoas com deficiências mentais e/ou intelectuaisO CCBB Educativo oferece visitas acessíveis, mediante agendamento, para grupos de pessoas com deficiências mentais e/ou intelectuais. Nesses encontros, que reúnem, no máximo, dez pessoas, o ambiente é preparado para um maior conforto do visitante.
Dúvidas, informações e agendamentos: (21) 3808-2070 | agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br
Domingos: 8h

Ateliê AbertoAtrações intercaladas que permitem o fluxo dos visitantes. 
Sábados, Domingos e feriados: das 11h às 17h (atividades de hora em hora)

Livro VivoAtividade de mediação de leitura, voltada para crianças e suas famílias.
Sábados, Domingos e feriados: 11h e 15h
Local: Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Hora do ContoHistórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos.
Sábados, Domingos e feriados: 13h
Local: Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Contação de histórias “Heitor, muitos Prazeres”
Uma história musical que retrata a vida e a obra do multiartista. 
Quartas, quintas e sextas: 13h e 17h (a partir de 19/07)
Local: Térreo do CCBB 

Hora do Conto em LibrasContação de histórias acessível em Libras para pessoas surdas e ensurdecidas.
Domingos: 13h nos dias 16 e 30/07Local: Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Contação de história para gente grande – acima dos 12 anos de idade.
Sábados, Domingos e feriados: 17h
Local: Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Laboratório de ArtesCom duração de uma hora, o laboratório de artes é um espaço de troca, investigação e criação sobre as exposições, seus temas e conceitos.
Sábados, domingos e feriados: 12h e 16h
Local: Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Pequenas mãosAtividades voltadas para visitantes de 3 a 6 anos, que estão dando seus primeiros passos na galeria.
Sábados e feriados: 14h
Local: Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Pequeníssimas mãosAtividade voltada para crianças pequenas de 2 a 3 anos e suas famílias.
Domingos: 14h
Local: Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Mobiliário Educativo – Ponto, Linha e Planos 
A atividade realizada num mobiliário que convida todos a construírem suas próprias obras de arte, por meio de formas geométricas e linhas, elementos que são determinantes nas obras da exposição de Sérvulo Esmeraldo – Linha e Luz
Segundas, quartas, quintas e sextas das 11h às 18h
Local:
 Térreo do CCBB Rio

Samba do Pererê.
Samba do Pererê
Contação - Foto: Leo Braga
Contação – Foto: Leo Braga
Contação - Foto: Leo Braga
Contação – Foto: Leo Braga

Sobre o CCBB Educativo
O CCBB Educativo é um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Em 2023, o Programa é realizado pela Sapoti Projetos Culturais e oferece Visitas Mediadas, Laboratório de Artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, encontro com professores e eventos em datas comemorativas. As atividades oferecidas são voltadas para todos os públicos, inteiramente gratuitas.

Sobre o CCBB RJ – O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro completa 34 anos em 2023 e representa o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. O CCBB RJ está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. 

O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 250 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil.  

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017). 

Posts Relacionados

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais...

Rolar para cima